Pterígio / Pinguécula

O pterígio é a "carne crescida" sobre a córnea, doença extremamente freqüente na região amazônica. Muita gente chama o pterígio de "catarata", mas essas doenças são completamente diferentes. A pinguécula é uma versão "menor" do pterígio, quando há uma elevação da conjuntiva do bulbo ocular (a membrana que recobre o branco dos olhos), inflamada ou não, mas ainda não invasora da córnea (a menina dos olhos).

A principal causa do pterígio e da pinguécula é o excesso de exposição ao sol, principalmente nos primeiros anos de vida (infância e adolescência). Pessoas adultas que também se expõem direta ou indiretamente ao sol podem ter essas doenças (por exemplo, motoristas, agricultores, carteiros, pedreiros etc.). Fatores genéticos influenciam, mas são menos importantes.

Os mecanismos que explicam a origem do pterígio e da pinguécula ainda são tema de muita controvérsia, na medicina. Sabe-se, contudo, que existem diferentes tipos de pterígio e de pinguécula, no que concerne a prognóstico, evolução e grau de inflamação. De maneira geral, procura-se evitar a cirurgia antes dos 40 anos, exceto quando existe muita inflamação ou há pterígio muito grande. Para evitar o surgimento ou a piora, deve-se proteger os olhos da exposição solar, através da utilização de óculos com filtros de radiação ultravioleta e a adequação dos hábitos (evitar sair em horários de sol forte etc.). A cirurgia feita em pessoas jovens tem pior prognóstico e ocorre muita recidiva da doença, nessa faixa etária.

 

Certos problemas podem simular o pterígio ou a pinguécula: câncer de conjuntiva (especialmente o carcinoma espinocelular), flictênulas, cicatrizes, neovascularizações de causas diversas etc. Somente o exame minucioso determina o diagnóstico de certeza e o melhor tratamento para cada um. Se você tiver pterígio, pinguécula ou algo que pelo menos se pareça com uma dessas duas doenças, visite o seu médico.

Se você não tiver nada disso, evite essas doenças através do uso dos óculos de boa qualidade quando sair para o ambiente aberto. Somente compre óculos depois da visita ao seu oftalmologista.

Exemplos de pterígio: 

Pterígio 1

Exemplos de pinguécula:

 

 

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS ist valide!