Armação de óculos
A escolha da armação e das lentes

Não existe uma receita perfeita para a escolha da armação e das lentes. O ideal seria que os óculos pudessem mudar a cada hora, adequando-se à atividade que está sendo desenvolvida, o ambiente social, a roupa usada, a claridade etc. Como isso não é possível e não são todas as pessoas que podem ter vários óculos diferentes à disposição, a escolha dos óculos deve ser cuidadosa, bem pensada, procurando-se a melhor relação custo-benefício. As informações expostas abaixo não devem ser consideradas regras absolutas - o que realmente importa é que os óculos fiquem bem em você - esperamos, contudo, que essas poucas dicas possam ajudar na sua escolha. O melhor profissional para assessorá-lo é o técnico óptico com boas noções de estética. Boa sorte!

A escolha da armação e das lentes deve levar em conta diversos elementos:

- ametropia ("grau")

.. as lentes de miopia costumam deixar as bordas grossas, portanto, quanto maior for o aro da armação, mais pesado fica o conjunto. Lentes de alto índice de refração podem atenuar o efeito estético indesejado, mas considere a escolha de armação com aros menores.

.. quando existe grande astigmatismo, é importante que as lentes fiquem bem posicionadas em relação aos olhos. Nesses casos, são inadequadas as armações que se movimentam muito sobre o rosto, giram sobre a base nasal ou que permitem que as lentes se movam (por exemplo: óculos com armações muito frágeis, pouco rígidas).

.. diferenças entre os "graus" de um olho e o outro levam à uma complexa escolha das lentes, realizada pelo técnico óptico, mas a escolha da armação pelo cliente pode dificultar ou facilitar a adaptação

.. armações em que as lentes ficam posicionadas quase que na mesma linha, em paralelo, costumam ser mais confortáveis do que as armações com formato curvo. Nos "graus" elevados, costuma-se desaconselhar o uso de armações de formato curvo.

- perfil psicológico (ousado, discreto, tímido, extrovertido)

.. se você for uma pessoa mais extrovertida e gostar de óculos mais chamativos, lembre-se de que nem sempre seus óculos podem ser adequados a todas as situações. Considere a aquisição de dois ou mais óculos, sendo um deles mais comedido.

- profissão e ambiente de trabalho (intelectuais, artistas, exposição a radiação ultra-violeta, ar condicionado etc.)

.. cada profissão tem lentes e armações mais adequadas. Por exemplo, pessoas que se expõem ao sol devem ter óculos que protejam da radiação ultra-violeta, com armações amplas cobrindo bem os olhos e lentes apropriadas (proteção ultra-violeta, lentes polarizadas).

- idade ("vista cansada")

.. as lentes multifocais têm características boas e ruins. Alguns pacientes não se adaptam ao seu uso, apesar dos esforços do médico e do óptico. A escolha da lente é extremamente importante e é preciso saber que nem todas as armações se adaptam às lentes multifocais.

- atividades corriqueiras (leitura ou costura por muitas horas, passeios, uso de computador)

.. para pessoas que lêem muito, costuram ou usam computadores, costumo prescrever lentes específicas para essas atividades.

- doenças oculares (disfunção lacrimal, blefarite, estrabismos etc.)

.. alguns óculos podem ajudar no alívio dos sintomas dessas doenças

- tipo de pele

.. pele sensível ou com propensão à alergia podem dificultar a adaptação aos óculos. Os óculos ideais não tocam as bochechas, fronte e têmporas - eles devem tocar apenas o nariz e as orelhas.

- tipo de nariz e de orelhas

.. o nariz e as orelhas são as bases em que se apóiam a armação os óculos. O peso dos óculos, o material utilizado, o tamanho das bases de apoio, o formato do nariz e das orelhas são importantes na escolha adequada dos óculos a serem adquiridos.

Formato do rosto e tipo de armação
   
Redondo: lentes no sentido vertical, abaixando até as bochechas e com armações um pouco "duras", de linhas verticais. As armações mais favoráveis são de forma ovalada, ligeiramente alargada ou retangulares. Evitar formas redondas, pequenas e estilo "mariposa".
Ovalado ou largo: para compensar um rosto mais largo, a armação deve "ampliar" o rosto para fora. Formatos "mariposa" na parte superior e ovalado na inferior são indicados. Os rostos ovalados são ideais para óculos.
Quadrado: suavize os traços angulosos de seu rosto com armações grandes, de formas ovaladas descendentes, formas mariposa ascendentes ou retangulares, que alargam o rosto, ou formas arredondadas. Deve-se evitar armações quadradas.

Triangular: bordas ligeiramente curvas, para equilibrar com a parte estreita do rosto. Linhas suaves e armações arredondadas, mas ligeiramente ovaladas. Sua lente ideal é a de linha fina pequena, nunca maior na parte de cima e mais estreita embaixo.
 
Cor dos cabelos

Cabelo ruivo e castanho claro - pele dourada ou rosada: armações transparentes, prata, tons frios ou um pouco descoloridos (efeito desbotado pelo sol)
Castanho escuro - pele clara: armações prata ou preta, azul escuro, vermelha e tons intensos de cores frias (violeta e cinza, por exemplo).
Loiro - pele dourada: armações mescladas de cores escuras ou claras, tons jade e salmão.
Castanho escuro - pele morena: armações corais, turquesa ou mescladas de cores claras.

Estilos de armações:

Os óculos podem mudar a sua fisionomia, sendo assim uma escolha inadequada pode deixar seu visual sério ou descontraído demais. Procure escolher uma armação que combine com com seu
formato de rosto, cor de cabelo e pele. Os óculos de sol devem ser usados com lentes de qualidade, para protegerem os olhos dos raios nocivos UVA e UVB, exatamente como você protege sua pele.

 

- Clássico:
cores marrom, preto e formas tradicionais.
- Informal:
cores fortes, desenhos atrevidos e formas desportivas.
- Invisíveis::
modelo de armação "três peças" ou "invisíveis" e de metais finos e discretos, como o titânio. Pode ser inadequada para pessoas com grandes graus e com o astigmatismo.

- Míopes:
As lentes corretivas de miopia são finas no centro e mais espessas na borda. Assim, quanto menor for o aro da armação, mais estéticas serão as lentes. Existem lentes com tratamento na borda que as tornam mais finas nessas região. Também são ideais as lentes de alto índice.
- Hipermétropes:
As lentes para corrigir hipermetropia são grossas no centro e mais finas na borda. É aconselhável utilizar armações pequenas para ganhar leveza.
- Présbitas (vista cansada):
As lentes multifocais corrigem a presbiopia ou "vista cansada". Possuem 3 campos de visão: de longe, de perto e intermediário. É necessária armação ampla que permita otimizar a visão nestas 3 zonas. As lentes às vezes podem ser montadas em armações pequenas, respeitando certos limites, mas geralmente as armações pequenas trazem mais desconforto.

 
Maquiagem feminina

Como maquiar ao usar óculos
Quando for comprar seus óculos, utilize sua maquiagem habitual para ver o efeito e, assim, ajudar na escolha do formato que melhor lhe favorece. Não se esqueça que as sobrancelhas devem ficar aparentes, pois colaboram com a expressividade do rosto.

Míopes:
as lentes corretivas produzem um efeito óptico que deixa os olhos muito menores. Utilize maquiagem de forma que os olhos pareçam maiores, mais largos. Utilize delineadores.

Hipermétropes:
as lentes corretivas aumentam os olhos, deformando-os. Eleja tons pastéis e uma maquiagem discreta e ligeira, que atenue a importância da íris. Esfumace bem e não exagere nos traços. Cuide para que as pestanas fiquem bem separadas após a aplicação do rímel.

OBS: a aplicação e a retirada da maquiagem devem ser feitas de maneira específica, a fim de que não surjam rugas, "pés-de-galinha", olheiras ou deformações das pálpebras (ectrópio, desinserção de canto palpebral etc.).

Cor dos olhos

Azul
utilizar tons verde, rosa e salmão. Evite cores frias, como violeta e cinza. Armações em aço.
   
Negro
Utilize tons fúcsia, rosa, azul brilhante. Nada de cinza, que enfraquece o olhar.
   
Verde
Cores terra e suaves. Tons castanhos com reflexos dourados, acobreados, castanho-esverdeados e rosados.
   

Castanho
Destacá-los sem agressividade utilizando as cores marrom e castanho, com reflexos dourados.

 

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS ist valide!