Ceratocone


O que é Ceratocone?

Trata-se de um afinamento corneano central ou paracentral, progressivo, que faz com que a córnea apresente um abaulamento anterior, em forma de cone.

História familiar está presente em 6-8% dos casos, sugerindo herança familiar.

Geralmente é bilateral, assimétrica e a progressão inicia-se na adolescência.

Grupo de risco

O Ceratocone é uma doença da superfície da frente do olho que provoca deterioração progressiva da córnea, prejudicando a visão. A doença acontece normalmente entre os 7 e 45 anos.

Para um melhor tratamento é necessário ser diagnosticado precocemente, quando é diagnosticado muito tarde, o tratamento em sua maioria é cirúrgico.

Atenção aos principais sintomas:

Sensibilidade à luz (fotofobia)
Comprometimento da visão noturna
Falta de nitidez

Tipos de tratamentos cirúrgicos

CROSSLINKING

É um procedimento cirúrgico que induz um aumento da rigidez e resistência da córnea, permitindo que ela não se altere ao longo dos anos, reduzindo as possibilidades de progressão da deformidade coreana.

ANEL INTRA ESTROMAL

O implante do anel intra estromal possibilita melhorar a irregularidade e o formato da córnea.

Após a introdução do(s) segmento(s) de um anel intra-estromais espera-se que haja uma alteração da curvatura da córnea e a diminuição da progressão do ceratocone.

TRANSPLANTE DE CÓRNEA

É um procedimento cirúrgico que induz um aumento da rigidez e resistência da córnea, permitindo que ela não se altere ao longo dos anos, reduzindo as possibilidades de progressão da deformidade corneana.

O transplante de córnea está indicado para pacientes com ceratocone em estágio avançado, quando já houve uma perda significativa da visão.

Sendo este procedimento cirúrgico um dos últimos recursos para a melhoria da visão.